Cursos e oficinas para o ensino à distância

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INEC realiza nos municípios de Guaratinguetá e Potim o programa de oficinas em ferramentas digitais voltadas para o ensino a distância.

Ao longo deste segundo semestre letivo, os professores da rede municipal de educação de Guaratinguetá e Potim, situados na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, estão recebendo o apoio técnico e pedagógico do INEC para a capacitação de professores no uso de ferramentas e aplicativos digitais voltados para o Ensino à Distância (EaD).

Para o consultor Saulo Monteiro, o objetivo principal do programa de oficinas é capacitar o corpo docente das prefeituras em soluções digitais que facilitem a elaboração e envio das aulas para os alunos durante a pandemia. “Durante as oficinas temos estimulado as equipes das redes a terem um olhar mais amplo e perceberem as múltiplas dimensões e tarefas que esse novo desafio envolve. Não menos importantes do que formar os professores para o uso das tecnologias são as ações de construção das redes de comunicação, o mapeamento da infraestrutura de internet e dos dispositivos eletrônicos que docentes e alunos possuem, bem como as avaliações periódicas dos protocolos adotados que, muitas vezes, precisam ser revistos”.

Para João Roberto Costa de Souza, especialista em Educação do INEC, a organização dos processos formativos durante pandemia são muito desafiadores e vão muito além do ato de treinar professores para o uso de ferramentas digitais “É preciso, antes de tudo, selecionar criteriosamente os aplicativos a serem utilizados, considerando possíveis entraves tecnológicos. Nas redes públicas do Brasil a maioria dos pais e alunos dispõem de pacotes de internet limitados e dispositivos móveis muito modestos que exigem do gestor muita sensibilidade na escolha das soluções tecnológicas. Para este trabalho fizemos uma ampla e criteriosa pesquisa de aplicativos que fossem gratuitos, intuitivos e de fácil assimilação pelo usuário. Selecionamos ferramentas digitais que facilitassem os processos criação do professor e diminuíssem o tempo gasto com a produção de aulas e outras atividades. Outro critério importante é que, depois de prontas, queríamos que as aulas pudessem ser acessadas através de redes sociais amplamente utilizadas pelos pais e alunos, tais como, o Whatsapp e o Facebook”.

Para o INEC, uma questão importante é estarmos atentos para o fato de que as aulas remotas não podem ser um exercício de mera transposição de conteúdos dados nas aulas tradicionais para os ambientes virtuais: “Do ponto de vista conceitual o professor deve ser um “designer da aprendizagem” que fomente a curiosidade e estimule a prática da pesquisa e uma maior autonomia do aluno”. Para João Roberto, “o uso das chamadas “metodologias ativas”, pressupõe um maior empoderamento e engajamento dos alunos na busca pelo conhecimento e um redimensionamento do papel e do lugar ocupado pelo professor”. 

Para a professora Maria Teresa Arantes de Carvalho, da EMEIEF Profª Aliete Ferreira Gonçalves, do município de Guaratinguetá as oficinas oferecidas pelo INEC somaram muito à sua prática como coordenadora pedagógica e a motivou a multiplicar os conhecimentos que aprendeu durante o curso com os seus professores. “Em nossa escola temos usado bastante o aplicativo PADLET como uma ferramenta de organização dos HTPC´s e no desenvolvimento das aulas remotas”, diz.

No município de Guaratinguetá foi realizado um importante investimento em infraestrutura tecnológica pela Prefeitura Municipal que permitiu excelentes condições de trabalho. A Secretaria Municipal de Educação realizou investimentos em equipamentos, softwares e salas ambientes da Google, além da capacitação da equipe. Para a secretária municipal de educação, Elizabeth Sampaio, “esses recentes investimentos permitiram que os treinamentos das professoras ocorressem em ambientes que se constituem em modernos e inovadores ecossistemas de aprendizagem. Com a pandemia, adotamos protocolos comuns válidos para todas as escolas e aceleramos os processos formativos para que os professores estejam capacitados não somente para este momento, mas para o futuro da educação pós pandemia”, disse. 

Foto: Oficinas realizadas nas Salas da Google, em Guaratinguetá.                 

No município de Potim, onde o Programa de Formação também ocorre, a infraestrutura da UNIVESP, sediada na escola Judith Siqueira Weber, colaborou para que as oficinas possam atingir todos os professores até meados de dezembro deste ano. Divididos em turmas com 10 professores, os treinamentos são feitos observando normas de segurança sanitária, uso de álcool gel para higienização dos equipamentos e máscaras de proteção para todos os professores. Ao todo, serão ofertadas 25 turmas e 100 sessões de treinamento nos aplicativos Google classroom (sala de aula), Padlet (quadro negro virtual) e Book creator, para elaboração de livros digitais.

 
Foto: Treinamento de professores na escola Judith Siqueira Weber, em Potim  

Para a secretária de educação de Potim, Renata Teberga, essa capacitação é importante porque além de atender as demandas específicas e conjunturais desta pandemia, possibilita o treinamento em habilidades e competências gerais previstas na recém homologada Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Outra questão observada pela secretária diz respeito à qualidade do sinal de internet que, segundo ela, ainda é um grande desafio na maioria das cidades. “Muitos pais e alunos possuem pacotes de internet limitados cujo acesso se dá, via de regra, por aparelhos smartphones bastante modestos. A utilização de aplicativos que não precisam ser baixados no celular das famílias e podem ser acessados pelo whatsapp me pareceu uma escolha sensata do INEC” disse ela.

Municípios interessados em conhecer melhor o programa do INEC e implementarem nos seus municípios pode solicitar informações através do e-mail: inec.sjc@gmail.com 

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