Nesse início de 2021 o INEC e a Prof. Dra. Monica Gardelli Franco firmaram uma parceria para viabilizar a realização do Programa Master Class: Gestão escolar com foco na aprendizagem – nas redes públicas municipais de Educação.
Segundo a Professora Monica (ver currículo na sessão equipe deste site), o objetivo desse programa é capacitar as equipes gestoras das escolas que apresentam menores índices de aprendizagem e por meio de estratégias, ferramentas de gestão e monitoramento, identificar as potencialidades e fragilidades que impactam a aprendizagem dos alunos no contexto escolar.
Segundo sua idealizadora, “no escopo do programa são apresentados instrumentos auto avaliativos eficazes para análise das fragilidades da organização escolar e indicadores que permitem evidenciar o percurso e reconhecer os avanços nos caminhos traçados para o alcance dos resultados de aprendizagem, ou seja, conceber um plano de ação para uma gestão com foco na aprendizagem. Com planejamento e o apoio de ferramentas adequadas, a equipe gestora poderá observar o engajamento de professores e alunos no alcance dos resultados”.
Entre o segundo semestre de 2019 e 2020, gestores e supervisores escolares da Rede SESI-SP receberam apoio técnico e pedagógico da professora Mônica para o desenvolvimento do programa. Nesta aplicação piloto, as duas unidades participantes foram as que apresentaram maiores resultados nos indicadores da rede, fazendo com que o SESI-SP levasse a metodologia para toda sua rede de ensino.
Foto 1: Monica Gardelli e Equipe do Sesi-SP
De acordo com Conceição Ribeiro, diretora da unidade Sesi 387 “O programa Gestão Escolar com foco na aprendizagem possibilitou um mergulho nas potencialidades da sua escola e possibilitou identificar práticas e caminhos para acolher os professores e alunos, potencializando o engajamento nas conquistas dos objetivos coletivos”. Segundo ela “as ferramentas disponibilizadas nos permitiram estar em constante avaliação e monitoramento das ações da escola e contribuíram para o alcance dos resultados de aprendizagem. O programa impactou na cultura da escola, trazendo resultados já durante a formação.”
Foto 2: Reuniões on line “Master Class”
Para Alcione Yamasaki, coordenadora pedagógica da unidade Sesi 013 “A metodologia Master Class – Gestão escolar com foco na aprendizagem possibilitou que conduzíssemos uma autoavaliação sistêmica das ações e responsabilidades da equipe gestora da escola. Isso permitiu que identificássemos as potencialidades, assim como as fragilidades das nossas ações. Ao identificá-las fomos capazes de estabelecer metas de alcance de resultados em cada uma das dimensões da gestão escolar. Essa formação possibilitou, desde o primeiro encontro, reorientar as nossas ações enquanto equipe gestora para canalizarmos esforços coletivos para garantia da aprendizagem dos alunos. O trabalho resulta num engajamento coletivo, comunidade de pais, professores, gestores e alunos para a garantia dos direitos de aprendizagem de todos os alunos”.
Para João Roberto Costa de Souza, diretor do INEC, o Programa Master Class pode ajudar as escolas que apresentaram desempenhos de IDEB abaixo da média municipal e, consequentemente, promover um melhor desempenho das redes municipais de educação nas próximas avaliações. Segundo ele, na maioria das redes públicas do Brasil “há um fosso que separa as melhores e as piores escolas e o gestor deve ter o foco nas unidades que enfrentam as maiores dificuldades”, disse.