Entre os dias 10 e 14 de maio os professores e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP, receberam o apoio técnico e pedagógico do INEC para a capacitação de professores no uso de ferramentas e aplicativos digitais voltados para o Ensino à Distância (EaD).
Para o consultor João Roberto Costa de Souza, o objetivo principal do programa de oficinas é capacitar o corpo docente das prefeituras em soluções digitais que facilitem a elaboração e envio das aulas para os alunos durante a pandemia. “Durante as oficinas temos estimulado as equipes das redes a terem um olhar mais amplo e perceberem as múltiplas dimensões e tarefas que esse novo desafio envolve. Não menos importante do que formar os professores para o uso das tecnologias são as ações de construção das redes de comunicação, o mapeamento da infraestrutura de internet e dos dispositivos eletrônicos que docentes e alunos possuem, bem como as avaliações periódicas dos protocolos adotados que, muitas vezes, precisam ser revistos”.
Para Saulo Monteiro, especialista em Planejamento e Gestão, a organização dos processos formativos durante pandemia é muito desafiador e vai muito além do ato de treinar professores para o uso de ferramentas digitais “É preciso, antes de tudo, selecionar criteriosamente os aplicativos a serem utilizados, considerando possíveis entraves tecnológicos. Sobre esse mesmo aspecto, a Professora Dra. Mônica Gardelli, que também participou dos trabalhos disse: “Nas redes públicas do Brasil a maioria dos pais e alunos dispõem de pacotes de internet limitados e dispositivos móveis muito modestos que exigem do gestor muita sensibilidade na escolha das soluções tecnológicas”. Para este trabalho o INEC fez uma ampla e criteriosa pesquisa de aplicativos que fossem gratuitos, intuitivos e de fácil assimilação pelo usuário. Selecionamos ferramentas digitais que facilitassem os processos criação do professor e diminuíssem o tempo gasto com a produção das aulas e outras atividades docentes”, disse.
Outra preocupação importante apontada pelos consultores do INEC é que, depois de prontas, as aulas possam ser acessadas através de redes sociais amplamente utilizadas pelos pais e alunos, tais como, o WhatsApp e o Facebook. Além disso eles chamam atenção para o fato de que as aulas remotas não podem ser um exercício de mera transposição de conteúdos dados nas aulas tradicionais para os ambientes virtuais. Do ponto de vista conceitual o professor deve ser um “designer da aprendizagem” que fomente a curiosidade, estimule a prática da pesquisa conferindo uma maior autonomia do aluno”, disse Saulo Monteiro. Para João Roberto de Souza, “o uso das chamadas metodologias ativas, pressupõem um maior empoderamento e engajamento dos alunos na busca pelo conhecimento e um redimensionamento do papel e do lugar ocupado pelo professor no processo de ensino e aprendizagem”.
Para Professora Márcia Ferreira de Castro, gerente de tecnologias da Secretaria de Educação de Araraquara, as oficinas oferecidas pelo INEC ajudarão muito os professores nesta fase da Pandemia. Segundo ela “O Padlet – aplicativo utilizado nas oficinas para o desenvolvimento de roteiros pedagógicos – é uma excelente ferramenta para os professores, seja para as aulas remotas, seja para as aulas presenciais no contexto pós pandemia”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação de Araraquara, professora Clélia Mara dos Santos, “É função da gestão municipal dar subsídios para que os professores possam conhecer e aprofundar seus conhecimentos em tecnologias acessíveis e eficazes. Formação como esta, propiciada pelo INEC, que aborda ferramentas digitais colaborativas, de fácil acesso e gratuitas é fundamental, pois contribui para o desenvolvimento de competências tecnológicas e comunicacionais dos professores e gestores e, certamente, aprimora as formas de ensino, num cenário de conjugação de aprendizagem remota e híbrida, de reinvenção da atuação da escola que precisa superar seus tradicionais processos de ensino e aprendizagem”.
Divididos em várias turmas, o INEC capacitou 90 professoras (es) e 16 diretoras de escola. Para os treinamentos presenciais foram observadas as normas de segurança sanitária, o uso de álcool gel para higienização e uso obrigatório de máscaras de proteção para todos os participantes. Ao todo, foram realizadas 18 sessões de Oficinas nos aplicativos Google Classroom (sala de aula), Padlet (quadro negro virtual) além de duas sessões de Planejamento com as equipes gestoras da Secretaria Municipal de Educação. Todas essas atividades foram realizadas no Espaço do CEDEPE (Centro de Desenvolvimento Profissional de Educadores Professor Paulo Freire), com sede em Araraquara.
As instituições interessadas em conhecer melhor o programa do INEC e implementarem nos seus municípios pode solicitar informações através do e-mail: inec.sjc@gmail.com