No transcurso do último mês de julho, os municípios de Gavião Peixoto e Potim receberam o apoio técnico do INEC para aplicação de uma avaliação diagnóstica de aprendizagem com foco nos descritores da Prova Brasil.
Segundo o especialista João Roberto Costa de Souza, esta avaliação permitirá às duas redes municipais de educação analisar os impactos da pandemia nos processos de ensino e aprendizagem e estruturar as ações pedagógicas com foco nas competências e habilidades em que os alunos demonstrarem maior dificuldade.
Para aplicação da prova, o INEC utilizou a mesma matriz estabelecida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Além disso, o formato e o número de questões seguiram o mesmo padrão da Prova Brasil em edições anteriormente aplicadas pelo INEP/MEC.
Foto: Aplicação do Avaliação em Potim/SP
Durante a aplicação foram tomadas todas as precauções de ordem sanitária, tais como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, higienização das salas de aplicação com uso de álcool em gel. Na correção e análise dos resultados, os itens da prova (questões) foram compilados individualmente a fim de medir o domínio das habilidades e competências dos alunos em cada um dos grupos de descritores.
Segundo Sonia Mattiassi, Secretaria de Gavião Peixoto, os resultados da avaliação aplicada pelo INEC trouxeram um diagnóstico preciso das condições de aprendizagem dos alunos ao final de cada ciclo do ensino fundamental. Munidos dessas informações, teremos condições de embasar ações pedagógicas que diminuam os impactos negativos da pandemia sobre a aprendizagem. “No momento em que a nossa rede começa a retomar o ensino presencial é preciso focar nossos esforços nos pontos que os alunos demonstraram maior dificuldade”, destacou a secretária.
Foto: aluno da Rede Municipal de Educação de Gavião Peixoto/durante a aplicação da avaliação.
Para Renata Teberga, Secretária de Educação de Potim, a prova aplicada permitirá diagnosticar e propor um programa de reforço escolar que possa dar conta das lacunas de aprendizagens decorrentes da ausência de aulas presenciais durante a pandemia. “Os resultados da prova foram apresentados de forma clara e elucidativa, através de gráficos e tabelas que facilitam a interpretação dos dados de aprendizagem, orientando o processo de planejamento das ações pedagógicas com vistas a correção das deficiências identificadas”, destacou a gestora da pasta.
Foto: Prof. Coordenador Gabriel Spinelli, da EMEIF Amador G. César, orientando os alunos durante a aplicação da avaliação.
Para Saulo Monteiro, especialista em políticas públicas do INEC, diagnosticar com precisão é o primeiro passo para um planejamento eficaz que objetive a melhoria de resultados. As métricas e a metodologia utilizadas para a interpretação dos resultados permitirão avaliar com mais precisão os impactos da pandemia no aprendizado dos alunos.
De acordo com o Professor Gabriel Spinelli, coordenador da EMEIF Amador G. César, o uso dos dados desta avaliação aplicada pelo INEC permitirá que os professores foquem no conjunto de competências e habilidades que os alunos não ainda não dominam. “É importante esse diagnóstico, sobretudo no contexto atual em que iniciamos a retomada das aulas presenciais combinadas com o ensino remoto”, disse. Municípios interessados em conhecer melhor o programa do INEC e implementarem nos seus municípios pode solicitar informações através do e-mail: inec.sjc@gmail.com