INEC realiza no município de Quadra/SP curso de ferramentas e aplicativos digitais para professores

Spread the love

Na próxima sexta e sábado – 30 de setembro e 1º de outubro – o município de Quadra/SP, receberá o apoio técnico e pedagógico do INEC para a capacitação de professores em ferramentas e aplicativos digitais na área de educação.

Para Saulo Monteiro, do INEC (Instituto de Educação Cultura e Gestão), o objetivo principal do programa de oficinas é capacitar o corpo docente da prefeitura em soluções digitais que facilitem o acesso às novas tecnologias e a adoção de novas práticas pedagógicas com o uso das chamadas “metodologias ativas” na área de educação.

Foto: João Roberto Souza – INEC

Segundo João Roberto Costa de Souza, especialista em Educação do INEC, a organização dos processos formativos são muito desafiadores e vão muito além do ato de treinar professores para o uso de ferramentas digitais “É preciso, antes de tudo, selecionar criteriosamente os aplicativos a serem utilizados, considerando possíveis entraves tecnológicos, visto que nas redes públicas do Brasil a maioria dos pais e alunos dispõem de pacotes de internet limitados e dispositivos móveis muito modestos que exigem do gestor muita sensibilidade na escolha das soluções tecnológicas. Para o INEC, uma questão importante é estarmos atentos para o fato de que a adoção de tecnologias em sala de aula não pode ser um exercício de mera transposição de conteúdos dados nas aulas tradicionais para os ambientes virtuais: “Do ponto de vista conceitual o professor deve ser um “designer da aprendizagem” que fomente a curiosidade e estimule a prática da pesquisa e uma maior autonomia do aluno”. Para o Professor João Roberto, “o uso das chamadas “metodologias ativas”, pressupõe um maior empoderamento e engajamento dos alunos na busca pelo conhecimento e um redimensionamento do papel e do lugar ocupado pelo professor”. 

Para esse trabalho, o INEC selecionou ferramentas e aplicativos digitais gratuitos, que independem da compra de licenças, geralmente muito caras. Além disso, os aplicativos escolhido para as oficinas são bastante intuitivos, o que facilita os processos de aprendizagem do professor, diminuindo o tempo gasto com o preparo de aulas, exercícios e outras atividades. Outra questão importante diz respeito à transmissão das aulas que, depois de elaboradas, podem ser facilmente acessadas através de redes sociais, já amplamente utilizadas pelos pais e alunos, tais como, o WhatsApp e o Facebook. 

De acordo com a Professora Denise Stefani Barros, assessora da secretaria de educação de Quadra/SP, essas oficinas do INEC são parte de um Programa de Formação Continuada iniciado neste segundo semestre de 2022. “Com a retomada das aulas presenciais, aceleramos os processos formativos para que os professores estejam capacitados não somente para este momento, mas para o futuro da educação pós pandemia”, disse ela.

Município de Quadra-SP

No município de Quadra, o programa de formação contemplará todos os professores da Rede Municipal de Educação, divididos em grupos entre 7 e 10 professores. Os treinamentos serão feitos em terminais de computadores e notebooks da própria secretaria de educação. Ao todo, serão ofertadas 18 sessões de treinamento nos aplicativos Google Classroom (Google Sala de Aula), Padlet (quadro negro virtual) e Book Creator – utilizado para elaboração de livros digitais. Além deste trabalho junto aos professores o INEC realizou no início do mês uma Oficina de Planejamento Estratégico com o propósito de organizar a demanda dos processos formativos de professores e equipes gestoras das escolas.

Para a Secretária de Educação de Quadra-SP, a Professora Ângela Maria da Silva, essa capacitação é importante porque além de atender as demandas do magistério municipal, possibilita o conhecimento e o uso de metodologias ativas previstas na BNCC e no recém homologado Currículo Paulista. Outra questão observada pela gestora diz respeito à qualidade do sinal de internet que, segundo ela, ainda é um grande desafio para a maioria das cidades. “Muitos pais e alunos possuem pacotes de internet limitados cujo acesso se dá, via de regra, por aparelhos celulares bastante modestos. A utilização de aplicativos que não precisam ser baixados no celular das famílias e podem ser acessados pelo WhatsApp me pareceu uma escolha sensata do INEC”, disse ela.

Prefeita Quadra-SP, Lheonides de Oliveira Andrade

Outra entusiasta desta iniciativa é a Prefeita Municipal, Lheonides de Oliveira Andrade, que afirmou estar feliz com o retorno positivo dos professores no que tange a esse novo modelo de capacitação docente. “Daqui em diante, iremos avançar ainda mais nos compromissos que estabelecemos para melhorar as condições da educação e do magistério municipal”, disse a Prefeita.Para os Municípios interessados em conhecer melhor o programa do INEC e implementarem nos seus municípios pode solicitar informações através do e-mail: inec.sjc@gmail.com

INEC realiza no município de Quadra/SP curso de ferramentas e aplicativos digitais para professores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo